Síntese de Chien, Modéstia, Humildade







O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward





TERCEIRO VOLUME

Os Hexagramas compostos por Ken, a Montanha,
a Quietude, o Mestre



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada




Síntese de Chien, Modéstia, Humildade


A Montanha recebe a Terra,
formando Chien, Humildade, Modéstia

Em seu primeiro encontro, Ken, A Montanha, coloca-se em sua Quietude do Mestre sentado em seu silêncio, em sua meditação, no Trigrama da Terra, e acolhe sua Mãe, K'un, a Terra, O Devocional, O Receptivo, O Vazio, para preencher o Trigrama do Céu.

A Montanha possui movimento descendente assim como a Terra.  A Terra é o Vazio e traz esse Vazio, essa Não-Luz para o Trigrama Exterior, o Trigrama do Céu, ao passo que o Trigrama Interior, o Trigrama da Terra, apresenta a Montanha, em sua Quietude, em sua interiorização plena.  O Vazio instala-se na mente do Mestre.

O encontro entre a Montanha e a Terra resulta na maior Virtude que o Homem pode obter para si, cultivar para si, ao longo de sua vida: A Humildade, a Modéstia.  Sendo assim, são esses os nomes dados ao Hexagrama formado entre a Quietude no Trigrama da Terra acolhendo o Devocional, no Trigrama do Céu: Chien, Modéstia, Humildade:



___  ___

___  ___
___  ___     Trigrama do Céu em K'un, A Terra, O Vazio, O Devocional, O Receptivo
_______
___  ___
___  ___      Trigrama da Terra em Ken, A Montanha, A Quietude, O Mestre



A Humildade da Terra, em K'un, a Mãe, é tão grande que ela pode fazer com que o corpo imenso da Montanha, de Ken, apenas repouse em sua aparente  eternidade e em sua real quietude...   Para tanto, o I Ching diz:  Assim, o homem superior diminui o que é demasiado e aumenta o que é insuficiente.  Ele pesa as coisas, igualando-as.  Novamente o I Ching nos diz que a Virtude do Mestre é estar em Quietude e abrir sua mente para adentrar o Vazio e ali permanecer.

Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 13 do Tao Te Ching:

Nobre é aquele que entrega o corpo ao mundo
A este, o mundo pode se entregar
Quem ama faz do mundo o seu corpo
Neste, o mundo pode confiar.

A Montanha é a imagem do Mestre em seu silêncio, buscado seu Corpo de Luz para se aproximar de Ch'ien, o Céu, a Luz, o Pai.  Esta busca tem que acontecer através a Não-Luz proporcionada por K'un, a Terra, em sua Humildade, em sua Abnegação, em sua Devoção, em sua Devoção, em sua Receptividade, em seu Vazio.

O Homem Superior pode, então, ser humilde em sua cabeça, no Vazio, e resistente em seu corpo, na Montanha.  É o início para o forjamento do Caldeirão Alquímico do Corpo de Luz.


Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 9 do Tao Te Ching:

Concluir o nome, terminar a obra,
Retirar o corpo - este é o Caminho do Céu.


E é certamente a Linha Yang do alto da Montanha - a mente no Mestre que se coloca em seu Vazio - que é revelada enquanto Linha Governante do Hexagrama Chien, Modéstia.

No entanto, o Hexagrama Ch'ien, Modéstia, também apresenta um tom imenso de movimento ascendente - dentro dos movimentos descendentes da Montanha e da Terra: é Chen, o Trovão, que ruge, comove, incita, no Trigrama Nuclear Superior e aponta para questões que podem trazer algum Perigo, em K’an, a Água, no Trigrama Nuclear Inferior.

Em sendo a Linha Governante a Terceira Linha, ainda a Quarta Linha, Yin, estará, juntamente com as demais Linhas Yin do Trigrama da Terra, voltado para o trabalho de realização da Modéstia, Chien, sem quaisquer outras preocupações.  Essas preocupações e movimentações, no entanto, mesmo que já sendo sentidas na Quarta Linha, estarão sendo conscientizadas de forma mais intensa nas Quinta e Sexta Linhas.

Porém, o Hexagrama Nuclear inserido, Chen sobre K’an, Trovão sobre Água, é Hsieh, Liberação, a liberação da tensão: após um tempo de seca, ao ouvirmos o Trovão ao longe, é certo que a chuva bendita não está distante!

A Humildade é considerada a maior das Virtudes e o Hexagrama Chien, Modéstia, vem nos falar sobre esta Virtude.





Créditos:

Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude – Lao Tsé
Tradução de Wu Jyh Cherng – Editora Ursa Maior.  Hoje publicado pela Editora Mauad, SP






O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada