O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
TERCEIRO VOLUME
Os Hexagramas compostos por Ken, a Montanha,
a Quietude, o Mestre
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada

Síntese
A Montanha recebe a Água,
formando Chian, Dificuldades, Vicissitudes, Obstrução
Água e Montanha possuem, ambas, movimentos descendentes. Quando a Água cai sobre a Montanha, ela não tem onde se reunir - pois, do contrário, se pudesse, estaria formando o Hexagrama Lago sobre Montanha! -, e por esta razão, ela vai escorrendo, Montanha abaixo, desde a Sexta Linha até a Primeira Linha, até encontrar a Planície, em K'un, a Terra, o Povo, as Massas.
Ao ir descendo, rolando, escorregando Montanha abaixo, a Água vai tendo que superar obstáculos, Dificuldades, Vicissitudes, Obstruções, contornando, preenchendo os vazios, buscando sempre o lugar mais profundo para continuar seu caminho.
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___ ___ Trigrama do Céu em K’an, a Água, a Lua, O Abismal
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___ ___ Trigrama da Terra em Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre
A Água é o Abismal, é o Perigo, é o Mistério, é a Noite, é a Dormência bem como é a Sabedoria. Enquanto a Água vai buscando seu caminho de descenso, ela encontra a Montanha sempre mantendo sua atitude de Quietude: assim é o Mestre, aquele que vai superando suas Vicissitudes, as Obstruções, através sua confiança no céu e na terra, através sua fé, sua devoção, seus conhecimentos, através sua força em ir contornando os obstáculos, com humildade e com bondade, assim como a água faz em seu caminhar.
Lao Tse nos diz em seu Capítulo 8 do Tao Te Ching:
A bondade sublime é como a água.
A água, na sua bondade, beneficia os dez mil seres sem preferência.
Permanece nos lugares desprezados pelos outros
Por isso, se assemelha ao Caminho.
A Montanha permanece em sua Quietude, em seu Wu Wei, na não-ação de sua Quietude e na busca de seu Vazio, em suas profundezas, através a Água que lhe penetra. Este Vazio que é penetrado pela Água, em K’an, o Mistério, é aquilo que Lao Tse denomina de ‘lugares desprezados pelos outros’.
No Hexagrama Chian, Dificuldades, Vicissitudes, existem dois movimentos que acontecem através suas Linhas e suas Imagens: em primeiro lugar, sabemos que sempre as Linhas vão acontecendo de baixo para cima - e assim, estarão escalando a alta Montanha e estarão tendo que vencer os obstáculos para tanto. Em segundo lugar, as Linhas indicadoras da Água têm que descer a Montanha, escalar o Hexagrama de cima para baixo, vencendo os obstáculos, da mesma forma.
Existe, portanto, a interpenetração dessas duas realidades em Chian, Obstrução, Dificuldades, Vicissitudes - as forças que vêm de baixo para cima e as forças que vêm de cima para baixo. O encontro ou a conversão dessas forças acontecerão na Terceira Linha, aquela que faz a fronteira entre o Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu, a Linha Yang que perfaz a cabeça, a mente do Mestre, que ‘volta-se para si mesmo e cultiva seu caráter’.
Neste Hexagrama, encontraremos a Linha Governante atuando enquanto a Quinta Linha, o Lugar do Homem do Céu, a Linha do Rei, a Linha Yang de K’an, a Água, o Perigo, a Sabedoria. Exatamente por estar em meio ao Perigo, às Obstruções, é que a consciência iluminada por contar com seus amigos, ou seja, as Linhas Yin que fazem parte do Hexagrama, bem como a Linha Yang do cume da Montanha, a Linha que perfaz o encontro entre a Terra e o Céu, a linha do meio que busca a harmonização das Linhas descendentes em Água e das Linhas ascendentes e ascensionais do Hexagrama em si.
E também a Quinta Linha, a Governante do Hexagrama e a detentora da Lucidez diante do Perigo, é aquela que faz parte atuante do Trigrama Nuclear Superior, em Li, o Fogo, a Lucidez, o Aderir, e isso faz com que possa bem lidar com o Trigrama Nuclear Inferior, em K’an, a Água, o Perigo, a Sabedoria.
O Hexagrama Nuclear inserido é Wei Chi, Antes da Conclusão, Li, o Fogo, sobre K’an, a Água, onde todas as Linhas estão idealmente incorretas e por esta razão, tudo precisa ser superado em suas Vicissitudes, em suas Dificuldades, em suas Obstruções, de forma que o mundo retorne à ordem e que tudo possa ter um novo começo - pois que Wei Chi, Antes da Conclusão, é o Hexagrama que traz a conclusão ao I Ching do Mundo da Manifestação - e a Conclusão nada mais é do que um novo começo...

Créditos:
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português, e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil