O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
TERCEIRO VOLUME
Os Hexagramas compostos por Ken, a Montanha,
a Quietude, o Mestre
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada

Síntese
A Montanha recebe o Céu,
formando Tun, A Retirada
A Montanha, a Quietude, o Mestre, possui seu movimento descendente, bem assentado na Terra. Porém, por esta mesma razão, a Montanha sempre está voltada para o Céu - é o lugar mais alto da Terra, é o doce desejo do doce encontro entre céu e terra!
O Céu tem movimento inteiramente ascendente - daí se dizer que o Encontro entre Montanha e Céu pode proporcionar uma Retirada.
No entanto, que Retirada é esta?
_______
_______
_______ Céu, Ch'ien, o Criativo
_______
___ ___
___ ___ Ken, a Montanha, a Quietude
Um tipo de Retirada acontecerá caso a Montanha não queira se elevar em sua dimensão de mente, não acompanhe o movimento de ascensão do Céu, mesmo que subjetivamente.
Outro tipo de Retirada acontecerá caso a Montanha esteja inteiramente pronta para elevar sua mente à dimensão ascensional do Céu - assim acontece quando o Mestre realiza seu Caminho da Iluminação - com mente infinitamente iluminada - bem como quando o Mestre realiza seu Caminho da Imortalidade ou Liberação - com vida e mente infinitamente iluminadas e infinitizadas!
Por essas razões, Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 23 do Tao Te Ching:
Se nem o céu e a terra podem produzir coisas duráveis,
Quanto mais os seres humanos?
Por isso, quem segue e realiza através do Caminho
Adquire o Caminho
Quem se iguala à Virtude, adquire a Virtude
Quem se iguala à perda, perde o Caminho.
Em Tun, a Retirada, podemos ver que existe a inexorabilidade do andamento ascensional das Linhas Yin ao longo do Hexagrama, expulsando as Linhas Yang, as Linhas da Luz do Verão já prestes a ser transmutado em Outono e aprontando-se para o Inverno, quando todas as Linhas Yin estarão imperando.
Por esta razão, existem duas Linhas Diretrizes Constituintes no Hexagrama - Linhas Co-Governantes -, as duas Linhas Yin do Receptivo que trazem a Não-Luz e fazem com que o Céu, Ch'ien, comece a se afastar, a se retirar, enquanto a Montanha permanece em sua Quietude e não exerce a retirada. No entanto, na Imagem, o I Ching diz: Assim, o homem superior mantém o inferior à distância, não com raiva, porém com reserva.
A Linha realmente Governante é aquela que faz parte da Quinta posição, o Lugar do Homem do Céu, a Linha do Rei, a consciência iluminada que rege o Hexagrama. É uma Linha Yang, idealmente correta, e realiza a Retirada em bons termos - e, com isso, também realiza o desejo de intenção de Retirada da Segunda Linha - Linha Yin e idealmente correta, Linha do Homem da Terra, e com correspondência intensa com a Quinta Linha.
Os Trigramas Nucleares inseridos são Ch'ien, o Céu, o Criativo, e Sun, o Vento, a Madeira, a Suavidade, o Penetrante. Ambos possuem movimento ascendente e fazem com que todas as Linhas do Hexagrama anseiem pela Retirada - apenas que a Montanha, Ken, um tanto que impede essa movimentação, no Trigrama da Terra, mas que Ch'ien, o Céu, o Criativo, abençoa e realiza, no Trigrama do Céu.
O Hexagrama Nuclear inserido é Vir ao Encontro, a entrada de uma única Linha Yin no Hexagrama, enquanto Primeira Linha - que serve de confirmação para o advento das Linhas da Não-Luz, na Primeira Linha e na Segunda Linha do Hexagrama Original, Tun, a Retirada.

Créditos:
Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude – Lao Tsé
-- Todas as traduções dos Capítulos do Tao Te Ching, de Lao Tse, foram realizadas por Wu Jyh Cherng e podem ser encontradas no Livro do mesmo nome publicado pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil.