O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
TERCEIRO VOLUME
Os Hexagramas compostos por Ken, a Montanha,
a Quietude, o Mestre
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada
Síntese
A Montanha recebe o Lago,
formando Hsien, Comunhão, Influência
A Montanha é a Quietude, é o Mestre sentado em seu silêncio. O Lago é a reunião das Águas, e a Água é a Sabedoria que vem do Céu para nutrir, trazer vida à Terra.
O Mestre é aquele que busca o Vazio. Este Vazio já está instaurado em sua mente, de forma que possa receber a Sabedoria advinda do Céu, através o Lago, a Alegria. Portanto, o encontro entre Montanha e Lago traz a Comunhão.
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_______ Tui, o Lago, a Alegria, o Espelho do Céu, a Filha mais Jovem
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___ ___ Ken, a Montanha, a Quietude, o Filho mais Jovem
Esta Comunhão é realmente intensa pois que ambos os Hexagramas possuem movimento descendente e se fusionam de forma harmoniosa.... desde que o Mestre saiba trazer sua mente dentro do Vazio. O I Ching diz: deste modo, o sábio acolhe os homens através do vazio.
Hsien, Comunhão, também vem nos falar da doce comunhão do ideal de amor entre os seres - imajados esses seres através o Irmão mais Jovem, Ken, a Montanha, e Tui, o Lago, a Irmã mais Jovem. E também essa Comunhão, Hsien, nos traz a mensagem de como realizarmo-nos em comunhão e influência mútua com tudo no universo.
O I Ching diz: após existirem o Céu e a Terra, surgem os seres individuais. Após existirem os seres individuais, surgem os dois sexos. Após existirem o masculino e o feminino, surge o relacionamento entre marido e mulher. Após existir a relação homem e mulher, surge a relação entre os pais e os filhos. Após existir a relação entre pais e filhos, surge a relação entre príncipe e súdito. Após existir a relação entre príncipe e súdito, surge a diferença entre o superior e o inferior. Após existir a diferença entre superior e inferior, as regras quanto ao que é próprio e correto podem se exercer.
As Linhas Governantes são aquelas que fazem parte das posições do Ministro e do Rei, a Quarta Linha e a Quinta Linha, do Trigrama do Céu, a Terra do Céu e o Homem do Céu. Estas Linhas são Yang e fazem parte estrutural de Tui, o Lago - sendo que a Linha Yin na Sexta posição é aquela que exerce a função de abertura, receptividade, ao Céu, ao Vazio, e leva esta receptividade para ser atuada pelas Linhas Yang na Quarta e na Quinta posições. Enquanto isso, Ken, a Montanha, no Trigrama da Terra, permanece em sua Quietude, voltado para a realização do Vazio e não permeável às Influências outras que possam lhe acontecer, mundanamente. E, ao mesmo tempo, é bom que nos recordemos que a Influência também pode ser manifestada advinda do Mestre para os homens, já dentro de um tema mais elevado.
Os Trigramas Nucleares são Ch'ien, o Céu, o Criativo, no Trigrama Superior e Sun, o Vento, a Madeira, a Suavidade, o Penetrante, no Trigrama Inferior. Ambos são voltados para o movimento ascendente e ajudam o Mestre a manifestar sua Influência ao mundo através de sua atuação enquanto Espelho do Céu e das palavras que são por ele proferidas (em Tui, o Lago, a Boca).
Os Trigramas Nucleares formam o Hexagrama Nuclear Vir ao Encontro, que mostra uma única Linha Yin adentrando o Hexagrama advindo de Ch'ien, o Céu, o Criativo, o Verão - ou seja, existe o adentramento da Não-Luz no Hexagrama e é preciso que o Caminhante seja precavido em relação a esta questão, porque, inexoravelmente, a Não-Luz estará escalando o Hexagrama até trazer a plenitude de K'un, a Terra, o Inverno. Ch'ien, o Criativo, apresenta-se através o lugar do Verão enquanto K'un, o Receptivo, apresenta-se através o lugar do Inverno - no mapa do Mundo da Não-Manifestação. Ch'ien, o Criativo, é a plenitude da Luz; K'un, o Receptivo, é a plenitude da Não-Luz.
Sintetizando: existe uma contradição entre o Hexagrama Original, em Influência, e o Hexagrama Nuclear, em Vir ao Encontro, no sentido de que o primeiro aproxima os seres em seus inter-relacionamentos, como um todo, e o segundo avisa para o fato de que sempre a plenitude da Luz acaba entrando em mutação e fazendo acontecer os primórdios da Não-Luz, que também alcançará sua plenitude, ou seja: nada é definitivo, imutável, tudo muda, tudo passa.
Créditos:
Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude – Lao Tsé
-- Todas as traduções dos Capítulos do Tao Te Ching, de Lao Tse, foram realizadas por Wu Jyh Cherng e podem ser encontradas no Livro do mesmo nome publicado pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil. No prelo, encontra-se o Livro com as Interpretações de Cherng! Aguarde!
Trechos extraídos da Tradução e Interpretação dos Capítulos 2 e 20 do Tao Te Ching, de Lao Tse, por Wu Jyh Cherng
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil, Rio de Janeiro,. Transcrição e Síntese de Janine Milward